Bem-estar
O dia 4 de fevereiro foi escolhido como Dia Mundial do Câncer para promover a conscientização e a educação da população sobre a doença. Organizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), governos e pessoas promovem campanhas informativas sobre o câncer.
Em 2022, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) divulgou uma pesquisahttps://www.abrale.org.br/noticias/cancer-brasil-tera-704-mil-novos-casos-ate-2025-veja-tipos-mais-comuns-em-cada-regiao/ onde estima aumento de 704 mil casos de câncer no Brasil até 2025. Como parte da conscientização, saiba mais sobre os cânceres mais comuns.
Com maior taxa de incidência a partir dos 50 anos, é o segundo tipo de câncer mais comum no país. De evolução silenciosa, os primeiros sintomas incluem dificuldade para urinar ou vontade de fazê-lo várias vezes ao dia. O diagnóstico preventivo consegue identificar o desenvolvimento do tumor no início, para que o tratamento comece.
Atingindo principalmente mulheres, apesar de os casos em homens serem 1% entre os registrados, o câncer de mama é identificado por alterações na mama, caroço no seio ou nas axilas, vermelhidão ou descamação do mamilo. O autoexame é a principal ferramenta de prevenção e quanto mais cedo for identificado maiores as chances de cura, chegando a 95%.
Apesar de atingir homens e mulheres, é o terceiro tipo de câncer que mais atinge homens, principalmente adultos a partir dos 50 anos. Decorrente, principalmente, do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, carne vermelha e alimentos processados, o tratamento envolve radioterapia, medicamentos e cirurgia, conforme o caso.
Entre os cânceres mais comuns é o terceiro que mais atinge homens e o quarto entre as mulheres, no Brasil. O câncer de pulmão não está, obrigatoriamente, relacionado ao tabagismo, a exposição excessiva a poluição e agentes cancerígenos como absento, amianto etc., são potenciais fatores de risco. Tosse seca, falta de ar, sangue ao tossir e dor torácica estão entre os principais sinais.
Com maior incidência em pacientes do sexo masculino após os 50 anos, no estágio inicial a doença não tem sintomas específicos. Os primeiros sinais, surgem conforme o câncer avança, e incluem náuseas, azia, indigestão e sensação de inchaço após comer. A prevenção consiste em alimentação saudável e balanceada, redução da ingestão de bebidas alcoólicas e parar de fumar.
Enquanto câncer mais comum no Brasil e no mundo, os riscos do câncer de pele aumentam após os 40 anos, sendo mais raro em crianças e pessoas pretas, com exceção das que tem outra condição cutânea. Os principais sinais são o surgimento de manchas que coçam, descamam ou sangram, pintas que mudam de forma, tamanho e coloração, e feridas que não cicatrizam em até 4 semanas. A prevenção inclui evitar exposição excessiva ao sol, usar protetor solar, entre outros.
Todos os tipos de cânceres mais comuns têm tratamento eficaz, em especial quando são diagnosticados logo no início. Quanto antes for identificado, maior a chance de cura. Portanto, se previna, cuide de sua saúde e visite o médico regularmente. Agende hoje sua consulta.
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-prostata
https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-cancer
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata
https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/mama
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama
https://grupooncoclinicas.com/tudo-sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/cancer-colorretal#:~:text=por%3A%20Grupo%20Oncocl%C3%ADnicas-,O%20c%C3%A2ncer%20colorretal%20inclui%20tumores%20que%20se%20desenvolvem%20na%20parte,dos%2050%20anos%20de%20idade.&text=O%20c%C3%A2ncer%20colorretal%20inclui%20tumores%20que%20atingem%20uma%20parte%20do,por%C3%A7%C3%A3o%20localizada%20antes%20do%20%C3%A2nus).
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/cancer-colorretal
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pulmao
https://www.rededorsaoluiz.com.br/onco/oncologiador/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-estomago
https://www.pfizer.com.br/sua-saude/oncologia/cancer-de-estomago
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-pele
https://www.sbd.org.br/doencas/cancer-da-pele/
Busque um médico