Bem-estar
No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, visando a conscientização para mantermos uma rotina mais saudável, visando a longevidade e uma melhor qualidade de vida.
Boa parte das doenças e complicações de saúde é resultado de uma vida desequilibrada, sendo assim, trazemos neste texto algumas dicas para você ter uma vida mais saudável e, assim, evitar doenças.
Boa leitura!
Boas práticas trazem resultados valiosos e reduzem o risco de doenças como, câncer, osteoporose, Alzheimer, entre outras.
Uma boa alimentação, variada, nutritiva e equilibrada é a base para uma boa condição de saúde.
Procure consumir alimentos, como:
-Verduras;
-Frutas;
-Legumes;
-Oleaginosas.
Evite alimentos em excesso, como:
-Carnes gordurosas;
-Frituras;
-Doces;
-Gorduras saturadas.
Na verdade, é muito simples. Basta ter uma dieta colorida, com frutas e verduras, de cores diferentes. Isso porque cada cor possui diferentes minerais e nutrientes.
Por exemplo, frutas amarelas e laranjas são ricas em vitamina A, já vegetais verde-escuros são fontes de ferro.
Procure sempre se alimentar de frutas e verduras da época, pois, são mais frescos.
Não se esqueça da água. A hidratação é fundamental para o funcionamento do corpo humano, e é através dela que nutrientes são transportados, além de regular a temperatura do organismo.
Isso dependerá de cada indivíduo, conforme a sua necessidade fisiológica, climática, entre outros fatores. No entanto, o recomendado em geral são de 35ml a 38 ml de água por cada quilo de peso corporal.
Um corpo que não se exercita frequentemente traz graves consequências, como:
– Flacidez de massa magra e o ganho de gordura;
– Desenvolvimento de diabetes tipo 2;
– Sobrepeso;
– Problemas no fígado e nos sistemas musculares e ósseos;
– Hipertensão arterial.
Quando se fala em rotina de exercícios não significa que você tenha que se matar de correr ou carregar peso. O excesso de exercício é igualmente danoso, tanto para o físico como para psicológico.
A prática de exercício físico deve respeitar os limites de seu corpo, e assim, ser gradual. Com a melhora do desempenho você pode lentamente aumentar a carga.
Especialistas indicam a prática de 150 minutos semanais ou 30 minutos diários, em ritmo moderado. Recomenda-se reduzir para 15 minutos quando se pratica exercícios de alta intensidade.
Procure a atividade que mais te agrada, de forma que não será mais uma obrigação e sim lazer.
Uma noite bem dormida é essencial para ter equilíbrio de saúde, o que não é fácil atualmente diante o dia a dia corrido e estressante.
A falta de sono aumenta o risco de doenças cardíacas e crises crônicas.
O ideal de sono varia conforme a idade, para 65 anos ou mais o recomendado é dormir de 7 a 8 horas, sendo aceitável entre 5 e 9 horas. Respeite a hora de dormir, troque o celular por um livro.
Busque um médico