Bem-estar
Para que uma pessoa seja efetivamente saudável e tenha qualidade de vida, ela precisa cuidar das diferentes esferas da saúde. De nada adianta, em termos de bem-estar, conviver com um corpo são, mas uma mente fragilizada e o mesmo vale para as outras dimensões. O ser humano é único e precisa estar bem em todas as suas facetas. Por isso, a seguir, vamos falar com mais detalhes sobre as esferas da saúde.
É a primeira esfera na qual as pessoas costumam pensar quando se fala em saúde. Consiste na saúde do corpo propriamente dita, ou seja, uma pessoa fisicamente saudável é aquela cujos órgãos e sistemas do organismo funcionam dentro do esperado, livre de doenças (ou, em casos de doenças crônicas, quando estão sob controle), que é ativa e consegue realizar todas as suas tarefas do dia a dia de maneira autônoma.
Para conseguir isso, é necessário cultivar hábitos saudáveis: uma alimentação equilibrada, exercícios físicos praticados regularmente e consultas de rotina mantidas sempre em dia.
A saúde mental está relacionada à capacidade do indivíduo de reagir às mudanças e aos desafios que a vida impõe de forma equilibrada, coordenando suas emoções, sejam elas boas ou ruins. As doenças mais comuns nessa esfera são: transtornos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, transtorno bipolar, transtornos alimentares, transtornos da personalidade e outros.
Para preservar a saúde mental, existem diversas medidas interessantes: fazer psicoterapia (independentemente de ter ou não uma demanda específica, mas justamente para aprimorar a habilidade de lidar com as emoções e pensamentos); praticar meditação; cultivar um hobby, reservar um tempo para compartilhar com pessoas queridas. As doenças mentais devem ser sempre diagnosticadas e tratadas por um especialista.
Corresponde à nossa capacidade de interagir com outras pessoas de modo a ter uma boa convivência em ambientes sociais, seja com os familiares, os colegas de trabalho ou quaisquer outros grupos. Normalmente, pessoas socialmente saudáveis são aquelas que possuem uma boa inteligência emocional, porque num ambiente coletivo, sabem como expressar as suas próprias emoções de forma assertiva e compreender o outro.
As maneiras de manter ou melhorar a saúde nessa esfera são muitas: exercitar a comunicação precisa e não-violenta, ouvir o que os outros têm a dizer, saber o que esperar de cada grupo (em um ambiente de trabalho, por exemplo, não necessariamente as pessoas serão amigas próximas), conversar sempre olho no olho, ser alguém em quem os outros podem confiar.
Uma pessoa intelectualmente saudável é aquela que está sempre em busca de aprimorar e desenvolver o seu conhecimento. Não apenas relacionado à área de atuação profissional, mas em outros setores que lhe são prazerosos. Assim, para garantir uma boa saúde intelectual, é recomendado ler com frequência, assistir a palestras e ouvir podcasts que tenham algo para acrescentar, manter-se atualizado sobre os principais acontecimentos do mundo, aprender algo novo, ir a cinemas, museus e teatros.
Além dessas, ainda existem outras esferas, como a saúde financeira, familiar e profissional, por exemplo. Para conferir mais dicas sobre como cuidar de todas as suas dimensões, acompanhe o nosso blog Viver Zodiac Saúde!
Busque um médico