Ansiedade
Estima-se que 10% das crianças e adolescentes sofrem com ansiedade.
Mais do que um simples nervosismo antes de um evento importante, como uma apresentação na escola ou uma viagem, as crises de ansiedade são caracterizadas por uma série de sintomas.
Conheça 7 sinais das crises de ansiedade na adolescência.
Quando as crises se iniciam na infância ou na adolescência, nem todos os sintomas são perceptíveis. Embora exista a possibilidade de crises mais graves, boa parte delas é mais leve, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os comportamentos compulsivos fazem parte destes sintomas que muitas vezes são encarados com normalidade.
Roer as unhas, arrancar fios de cabelo, comer de forma exagerada ou deixar de se alimentar são alguns exemplos de comportamentos compulsivos. Passar horas nas redes sociais ou assistindo séries também pode indicar uma forma de compulsão e escapismo para lidar com os sentimentos no momento de crise. São momentos oportunos para perguntar como vão as coisas e oferecer ajuda.
Quando os sintomas se tornam mais perceptíveis eles podem ser notados especialmente pela agitação ou fala acelerada. Muitas pessoas têm a crença de que a ansiedade acontece apenas por motivos negativos, mas ela também pode se manifestar em momentos de exaltação, como antes de uma viagem.
Nestes casos, é comum ver o adolescente agitado e com a fala acelerada. O que pode parecer apenas uma empolgação, também pode ser sinal de que o adolescente está tendo uma crise de ansiedade.
A ansiedade prejudica o foco do paciente. Isso significa que ele pode falar frases desconexas em algum momento, por estar muito animado com algo ou por estar passando por um momento de pressão. Se o adolescente apresenta queixas frequentes sobre a dificuldade em se focar na escola ou em outras atividades, pode indicar que ele apresenta crises de ansiedade.
As crises de ansiedade também podem levar a distúrbios do sono. Após uma crise é comum que o adolescente sinta uma sensação de esgotamento. Se as crises são frequentes é possível notar que o corpo está cansado, a fadiga e a sonolência, mesmo após dormir a noite toda. O contrário também pode acontecer, pois o excesso de preocupações e tensão causa episódios de insônia.
As crises de ansiedade em adolescente também causam mudanças comportamentais, tanto no momento da crise, como nos demais momentos. Se você notar certa hostilidade no comportamento do seu filho, que se tornou mais agressivo, irritado e demonstra tensão constantemente, é um grande sinal de que ele está vivenciando crises de ansiedade.
Muitas pessoas confundem crises de ansiedade com crises asmáticas, problemas respiratórios diversos e até mesmo com ataques do coração. Entre os sintomas físicos mais comuns estão a falta de ar, a sensação de sufocamento e a dificuldade para respirar. Dores no peito também são comuns.
O estômago é uma região bastante atingida durante as crises. É possível notar que o adolescente tem enjoos, tonturas e pode chegar ou não a vomitar. É bastante comum antes de apresentações de trabalho, provas e outras situações que tragam tensão.
Ansiedade não é frescura e apresenta sintomas emocionais e psicológicos. É importante procurar ajuda para ter acesso ao diagnóstico e aos melhores tratamentos para cada caso.
Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.
Busque um médico