Bexiga Hiperativa
Antes de tudo, é muito importante saber que a bexiga hiperativa é um problema que tem feito parte da realidade de muitos homens.
O termo que também pode se referir a uma perda involuntária de urina, possui como aspecto principal um tipo de necessidade. E, na maioria das vezes, o sintoma mais comum da bexiga hiperativa é devido a urgência para ir ao banheiro urinar.
Uma das condições mais recorrentes que também caracterizam a bexiga hiperativa estão relacionadas à quantidade de vez que o homem acorda pela madrugada para urinar. Dependendo da pessoa, pode chegar a interromper o sono mais de 5 vezes durante a noite.
Embora seja um problema que pode acometer as pessoas com frequência, a bexiga hiperativa está associada a diferentes fatores de risco. Contudo, é válido ressaltar que, o problema se acentua em pessoas brancas e também aquelas diagnosticadas com diabetes insulinodependente.
Dessa maneira, também foi analisado que pessoas com depressão têm chances consideráveis de desenvolver bexiga hiperativa. Mas também existem aqueles que automaticamente já estão incluídos nos fatores de risco que são os idosos acima de 75 anos, e aqueles que possuem artrite, ou até mesmo os que realizaram algum tipo de terapia hormonal.
O fato é que, segundo os médicos especialistas, qualquer pessoa que apresente algum tipo de interrupção no quadro da resposta neurológica e musculoesquelética pode apresentar problemas com a resposta vesical e também com a ausência de controle da incontinência de urgência.
Conforme mencionado acima, a bexiga hiperativa é um problema que prejudica de forma significativa a qualidade de vida das pessoas. Sem contar que, os sintomas estão relacionados a inúmeros riscos que podem comprometer outros aspectos da saúde. Contudo, a boa notícia é que existem alguns tipos de tratamentos direcionados para o tratamento desses sintomas.
Na maioria das vezes, o tratamento é de caráter efetivo, e alguns procedimentos são aconselhados pelos médicos, como a restrição completa da ingestão de água à noite. Nesse caso, os pacientes também são submetidos à prática de alguns exercícios que servem para garantir o fortalecimento do assoalho pélvico.
Quando o paciente consulta um médico para o diagnóstico do problema, algumas sugestões de tratamento podem ser apontadas. Na maioria das vezes, as pessoas com bexiga hiperativa são submetidas ao uso de anticolinérgicos. Esses, por sua vez, possuem como objetivo garantir a diminuição das contrações do músculo chamado detrusor.
Sendo assim, o paciente naturalmente percebe a melhora no desejo de ir ao banheiro com urgência. Existem também aqueles que podem ser orientados ao tratamento de toxina botulínica tipo A.
Esse é um tipo de medicamento que permite satisfatórios intervalos no esvaziamento da bexiga. É importante esclarecer que, o tratamento medicamentoso é direcionado para pessoas que apresentam quadro leve a moderado.
Busque um médico