Bem-estar
Além de ser uma forma de prevenir doenças, fortalecer os músculos e o pulmão, a caminhada é uma atividade que também proporciona benefícios emocionais. O exercício diminui os riscos de depressão, controla a ansiedade e proporciona uma sensação de bem-estar.
Quer saber mais detalhes sobre os benefícios da caminhada? Listamos abaixo principais pontos que a prática proporciona. É importante lembrar que para aproveitar essas vantagens você deve garantir que a atividade seja regular e combinar com outros hábitos saudáveis.
Podemos dizer que esse é dos benefícios mais importantes da caminhada. Caminhar regularmente ajuda a prevenir doenças, principalmente cardiovasculares, obesidade, osteoporose e diabetes do tipo 2. A atividade trabalha uma série de músculos, o que causa maior gasto energético e promove melhora da circulação sanguínea.
Se você caminhar 30 minutos diariamente, vai perceber uma mudança significativa no humor. Você vai se sentir mais relaxado, bem-humorado e menos ansioso. Isso acontece porque a atividade libera hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, combatendo o estresse e a ansiedade. Além disso, proporcionam o relaxamento de músculos dos ombros e da nuca — geralmente, a tensão na região está ligada ao estresse.
Vários músculos são ativados e fortalecidos durante a caminhada. A prática regular da atividade aeróbica garantir mais eficiência ao funcionamento desses músculos e resultar no fortalecimento.
Sim, até a sua memória sai ganhando quando você caminha regularmente. A prática de atividade física estimula a circulação sanguínea no cérebro, o que vai contribuir para a memória. Mas, como comentamos, é preciso que a caminhada seja realmente um hábito. O indicado é praticá-la diariamente, por no mínimo 30 minutos e em ritmo moderado.
Quer melhorar a qualidade do sono? Inclua atividades físicas na rotina. Caminhar regularmente contribui para o bom funcionamento do organismo e isso tem relação direta com o sono. Quando praticamos um exercício físico, há um pico na produção de adrenalina, substância estimulante. Assim, o corpo fica mais disposto nas próximas horas e, durante a noite, está pronto para dormir.
Não é só a memória que tem benefícios quando caminhamos. Na verdade, o cérebro fica mais saudável de modo geral. Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que a caminhada também diminui os problemas de atenção. Quando caminhamos, recebemos uma série de estímulos que aumentam a coordenação e deixam o cérebro mais capaz de respondê-los, sejam estímulos sonoros, visuais, olfativos ou táteis.
Além disso, um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, indica que pessoas que caminham em média 10 km por semana têm metade dos riscos de diminuição no volume cerebral. Isso será um fator decisivo para prevenir doenças como Alzheimer.
A caminhada tem impacto direto na saúde mental. A prática da atividade física libera endorfina e serotonina, hormônios ligados à sensação de bem-estar, no organismo. A consequência disso é a diminuição do risco de depressão, do estresse e da ansiedade. Quanto mais caminhamos, melhor nos sentimos.
Durante a caminhada, o fluxo sanguíneo aumenta e os vasos sanguíneos expandem, diminuindo a pressão arterial — o que é importante para evitar doenças cardiovasculares. Além disso, o sangue fica mais rico em oxigênio durante a atividade, ou seja, melhora-se a oxigenação do corpo quando o indivíduo caminha.
Entre os inúmeros benefícios da caminhada, não podemos deixar de mencionar a melhora no desempenho do pulmão. As trocas gasosas ficam mais “poderosas” durante a caminhada, com isso, mais impurezas são eliminadas. A atividade também ajuda a prevenir inflamações nas vias aéreas, como bronquite.
Busque um médico