Quem se exercita vive de forma mais ativa e mais saudável. Veja nossas dicas de como inserir mais atividades físicas no seu dia a dia.
Os exercícios físicos são essenciais para uma vida mais ativa e saudável. Dentre as inúmeras vantagens das atividades físicas regulares, estão: melhora no humor, mais energia, noites de sono melhores, aumento da autoestima e confiança em si mesmo, menos estresse, maior controle do peso, aumento da expectativa de vida, ossos e músculos mais fortes, diminuição do risco de doenças cardíacas (por melhorar os níveis de colesterol e ajudar a controlar a pressão) e de alguns cânceres, menos dor relacionada a doenças como artrite e fibromialgia e maior equilíbrio.
Nunca é tarde demais para inserir atividades físicas na rotina, então nem idade nem forma física são impeditivos para uma vida mais ativa. O que precisa ser respeitado sempre são os limites do próprio corpo e o tipo de atividade a ser trabalhada, para que ela seja adequada para cada condição de saúde.
O ideal é praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, de preferência misturando exercícios aeróbios (que façam com que você respire mais forte durante a execução), musculares (que utilizem os músculos e os fortaleçam), de equilíbrio (como ficar em um pé só por vez, por exemplo) e alongamentos (que melhoram a flexibilidade e devem ser praticados apenas quando os músculos estiverem aquecidos).
Para inserir mais atividades na sua vida não é obrigatório frequentar uma academia, basta ter força de vontade e conversar com seu médico sobre quais exercícios são mais recomendados. Abaixo, algumas dicas de como inserir mais atividades físicas na sua rotina:
- Convide alguém para se exercitar junto com você. Além de ser mais agradável ter uma companhia, é mais fácil ficar motivado quando outras pessoas contam com você.
- Veja o potencial do seu bairro ou dos bairros próximos. Praças, parques, centros comunitários, igrejas e escolas podem ter aparelhos, programas ou atividades que promovam a vida saudável e exercícios físicos.
- Ache uma atividade que seja prazerosa para você. Dançar, caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar algum esporte, aprender artes marciais, frequentar uma academia. Há várias formas diferentes de se exercitar e com certeza você vai se identificar com alguma delas.
- Comece devagar. Não adianta querer compensar meses (ou anos) de sedentarismo em apenas um dia. Respeite os seus limites e estipule uma meta de ir aumentando a frequência e variedade de atividades.
- Use as escadas. Ao invés de usar o elevador ou as escadas rolantes, vá de escada.
- Caminhe. Uma das formas mais fáceis de se exercitar é caminhando. Contar os passos com um pedômetro ou mesmo um aplicativo de celular pode ser um estímulo extra, assim você pode traçar metas de quantidade de passos e ir aumentando cada vez mais. Só fique atento ao calçado que será utilizado durante essa caminhada, pois se ele não for destinado a esse fim poderá causar lesões. Utilize um tênis que seja confortável, que seja feito com um tecido que não absorva o suor e que tenha um bom amortecimento de impactos.
Fontes:
Referências bibliográficas:
- http://www.webmd.com/health-insurance/protect-health-13/slideshow-exercise
- http://www.webmd.com/healthy-aging/guide/getting-fit-life
- http://www.health.com/health/gallery/0,,20735338,00.html
- http://www.webmd.com/fitness-exercise/how-start-exercise-program
- http://news.health.com/2013/11/20/13-unexpected-ways-to-fit-in-cardio