Uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares acompanham a grande parte, senão a totalidade, das recomendações para uma vida mais saudável, pois tanto podem prevenir condições mais graves como ajudam a controlar os sintomas das doenças que já existem.
Ao não seguir as recomendações médicas o maior prejudicado é o próprio paciente, que não verá os benefícios do tratamento, gastará tempo e dinheiro e provavelmente terá sua saúde e qualidade de vida diminuídas. Por isso, é muito importante conhecer a fundo as características e implicações da sua doença, assim como a forma correta de trata-la. Para isso vale conversar com o seu médico e também buscar informações em sites, livros e revistas que sejam fontes confiáveis.
Uma situação comum que pode prejudicar bastante os resultados do tratamento é esquecer de tomar a dose correta do medicamento ou toma-la depois do horário. Se essa é a sua dificuldade, veja abaixo algumas dicas para se organizar e não se esquecer mais:
É muito importante também que você informe seu médico sobre todos os medicamentos que toma, como é o seu estilo de vida atual, como costuma se alimentar, o que faz no seu tempo livre, etc. Lembre-se também de sempre ler a bula do medicamento (ela possui informações muito importantes) e nunca descontinue ou mude a quantidade de medicamento por conta própria. Converse com seu médico se houver reações adversas ou se você identificar alguma dificuldade para seguir o tratamento à risca.
É a sua saúde que está em jogo e com ela não se pode brincar!
O dia mundial sem carro, celebrado em 22 de setembro, é uma data que nos convida a refletir sobre a importância de reduzir o uso do automóvel.
Ler maisNo vasto mundo dos medicamentos, muitos deles assumem diferentes formas e vias de administração.
Ler maisNo dia 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Enfrentamento ao Fumo.
Ler maisO estresse é uma defesa natural do organismo. Ao se ver ameaçado ou em uma situação de perigo iminente, o organismo redistribui as fontes de...
Ler mais