Mitos e verdade sobre dormir

Uma boa noite de sono é vital para nossa saúde e, como a maioria de nós já sabe, dormir bem pode trazer muitos benefícios.

Uma boa noite de sono é vital para nossa saúde e, como a maioria de nós já sabe, dormir bem pode trazer muitos benefícios. Por exemplo, ajuda a manter o foco, a produtividade e a qualidade de vida.

Porém, percebendo que existem muitos mitos e verdades sobre o sono, preparamos este artigo para apresentar os principais, com o objetivo de sanar de uma vez por todas as dúvidas mais comuns sobre esse tema. Acompanhe! 

 

É verdade que tomar leite morno contribui para melhor o sono? 

Embora muitos acreditem nisso, saibam que é um mito. Muitas pessoas acreditam que isso ocorre porque o leite contém uma substância chamada “melatonina”, também conhecida como hormônio do sono.

No entanto, deve ficar claro que a substância induz ao relaxamento e ao conforto, não ao sono como muitos acreditam. 

 

Dormir muito colabora para recuperar uma noite de sono perdida? 

Este é outro mito, e sem dúvida um dos mais populares e compartilhados pelas pessoas. Dormir mais não compensa o sono perdido. Isso porque quando dormimos muito pouco, o corpo precisa de cerca de duas ou mais horas por dia para compensar as noites mal dormidas. 

 

Beber chá mate prejudica o sono? 

Sim, é verdade. A erva-mate, assim como outras bebidas como café e energéticos, contêm substâncias que afetam o sono, como a cafeína. Altas ingestões desta substância ajudam a nos manter alertas, inibindo o sono.

Portanto, é recomendável que uma pessoa beba menos café durante o dia ou evite-o algumas horas antes de dormir.  

 

É verdade que o cérebro descansa enquanto dormimos? 

Afirmar que o cérebro descansa enquanto dormimos é mais um mito, embora faça sentido logicamente pensar assim. Afinal, quando dormimos, descansamos. Durante o sono, no entanto, todo o corpo está trabalhando, mantendo sua função natural. 

 

É verdade que idosos dormem mais que jovens? 

Este é mais um mito. O que ocorre é que o sono das pessoas idosas sofre alteração e elas passam a dormir menos durante à noite, razão pela qual dormem durante o dia para compensar as horas perdidas.  

 

Dormir pouco causa ganho de peso 

Trata-se de uma verdade. A relação entre obesidade e privação de sono tem sido demonstrada em vários estudos. Quando não dormimos o suficiente, ou seja, entre 6 ou 8 horas por dia, produzimos o hormônio da fome, chamado de grelina. Por isso, somos levados a comer mais, o que causa ganho de peso.  

 

Consumir bebidas alcoólicas contribui para dormir melhor 

O álcool pode causar sonolência no início, mas é apenas uma falsa sensação de sono. Essas bebidas são de fato estimulantes e podem reduzir a qualidade do sono e afetar a qualidade de vida de uma pessoa.

Uma boa noite de sono é essencial no dia a dia. Por meio de um sono de alta qualidade, uma pessoa pode se tornar mais produtiva, manter o foco e atingir metas, além de ser essencial para evitar o estresse e a irritabilidade.

Leia mais outros textos como este ao acompanhar as publicações em nosso blog. Assim, você pode enriquecer seus conhecimentos e garantir uma boa qualidade de vida. Aproveite!

Referências Bibliográficas:

https://www.cpaps.com.br/blog/6-mitos-e-verdades-sobre-o-sono/#:~:text=O%20c%C3%A9rebro%20descansa%20durante%20o,se%20repetem%20durante%20a%20noite. 
https://pneumosono.com.br/blog/225-explicando-mitos-e-verdades-sobre-o-sono 
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/veja-10-mitos-que-podem-prejudicar-a-qualidade-do-seu-sono/  

Procure um especialista

Ver mais

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi