Dia do farmacêutico: a dedicação desses profissionais aos cidadãos

O dia do farmacêutico é comemorado no dia 20 de janeiro. Essa data marca a importância desses profissionais para os cidadãos.

O dia do farmacêutico é comemorado no dia 20 de janeiro. Essa data marca a importância desses profissionais para os cidadãos. A data foi escolhida para homenagear a Fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, de 1916.

O principal objetivo do dia do farmacêutico é valorizar a profissão, lembrando sobre as maiores atribuições que um farmacêutico possui, como a prescrição de medicamentos, diagnóstico e dúvidas sobre os remédios.

A interação com outros remédios, o uso, a conciliação e todas as dúvidas relacionadas a um medicamento devem ser tiradas pelo farmacêutico. Ele pode atuar em diferentes áreas por conta do vasto conhecimento.

Se você deseja aprender mais sobre esses profissionais, as áreas de atuação, como são importantes para os cidadãos e muito mais, acompanhe as informações que trouxemos a seguir! 

 

O que faz um farmacêutico? 

O setor farmacêutico é um dos que mais crescem dentro da área da saúde, onde mais de 90% dos farmacêuticos formados possuem empregos no país. Por conta disso, cada vez mais pessoas estão se interessando pela área, por conta das grandes oportunidades.

Mas, você sabe o que faz um farmacêutico na prática? Esse profissional é perito nos medicamentos, e trabalha atuando na saúde dos cidadãos. Dentre os seus papéis, podemos destacar a manipulação de fórmulas, orientação ao público, análise de fármacos e atuação no campo de pesquisa para que novos remédios sejam desenvolvidos.

Esse profissional pode atuar na indústria farmacêutica, indústria de alimentos ou de cosméticos, além de trabalhar em laboratórios, farmácias de manipulação, clínicas de toxicologia, drogarias e em pesquisas também.

São muitas possibilidades para o mercado de trabalho, chegando a mais de 60 áreas de atuação, onde todas elas são reconhecidas pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia). 

 

A importância desse profissional para a sociedade 

A presença do profissional de farmácia faz parte da história da sociedade. Desde muitos anos atrás, a busca por plantas curativas já fazia parte da rotina das pessoas mais antigas.

Hoje em dia, além de ser um profissional capacitado para atuar na indústria de alimentos, análises clínicas e testar novos medicamentos, o farmacêutico também atua no aconselhamento e atendimento das pessoas. Esses profissionais prestam as primeiras orientações sobre os medicamentos.

Os pacientes podem ser orientados por eles, onde o principal objetivo é instruir e educar sobre o uso do remédio e outras possíveis dúvidas. O farmacêutico possui conhecimentos suficientes para aconselhar os pacientes e outros profissionais da área da saúde, garantindo que o remédio correto seja utilizado, na dose certa e na formulação ideal.

O farmacêutico também trabalha em conjunto com outros profissionais da área da saúde, para que os pacientes possam receber o tratamento correto. Eles usam seus conhecimentos para proteger e preservar a saúde das pessoas.

Através do conhecimento dele, é possível motivar o tratamento e cumpri-lo de maneira fiel, observando sempre os efeitos adversos, a posologia, e validade dos medicamentos. A orientação sobre a substituição dos remédios também é feita pelo farmacêutico.

Nas atividades clínicas, o farmacêutico visa atender as necessidades sociais, afinal, muitos pacientes não possuem informações suficientes sobre os medicamentos, e precisam de um profissional para acompanhá-los fora do ambiente hospitalar.

Justamente por isso, o farmacêutico pode atuar a partir de consultas, prescrição e análise dos medicamentos para os pacientes dentro de um plano de cuidados individuais, preservando sempre a qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

A atuação clínica desse profissional é promover, proteger e recuperar a saúde, além de prevenir problemas e doenças. O cuidado com o paciente, comunidade e família são primordiais, fazendo com que o uso correto dos medicamentos seja feito, otimizando a farmacoterapia, para conseguir alcançar bons resultados na saúde das pessoas.

O farmacêutico possui o papel de contribuir para a difusão, geração e aplicação de conhecimentos, para promover bem-estar e saúde dos pacientes, da família e dos cidadãos. 

 

Principais áreas de atuação do farmacêutico 

O profissional de farmácia é essencial, e isso pode ser observado na quantidade de áreas de atuação possíveis.

Como estamos falando sobre a importância do farmacêutico para a sociedade, entenderemos quais são as principais áreas de atuação desse profissional no mercado. Acompanhe a seguir! 

Cosmetologia 

O farmacêutico pode atuar na formulação de cosméticos. Essa área de atuação está em constante crescimento, sendo uma atuação promissora para esses profissionais.

Ele atua na estética e saúde da pele, ajudando durante todo o processo de formulação e desenvolvimento dos cosméticos, desde as primeiras etapas, até o processo de teste e controle de qualidade.

Ele ajuda a desenvolver os produtos, elaborar as fórmulas e também fazer pesquisas e estudos sobre os cosméticos. 

 

Farmácia clínica 

Se você prefere trabalhar em equipe e ainda lidar com pacientes constantemente, essa é a área ideal. Na farmácia clínica, o profissional atua orientando sobre o uso de remédios, prescreve medicamentos e revisa quais estão sendo utilizados, acompanhando o paciente de perto.

O profissional dessa área também pode ajudar nas análises clínicas, comuns de serem encontrados em drogarias, farmácias, ambulatórios, hospitais e unidades de saúde. 

Farmácia industrial 

O farmacêutico pode atuar em diversas áreas, e uma das mais concorridas é o mercado de farmácia industrial. Nesse setor, o profissional está ligado ao processo de produção, mas sua atuação não é apenas na parte administrativa.

O farmacêutico industrial atua realizando controle de qualidade, analisando documentos e desenvolvendo novos produtos. 

 

Farmácia hospitalar 

Outra opção de atuação dos profissionais de farmácia também é no ambiente hospitalar, podendo atuar nas clínicas e hospitais, sejam privados ou públicos. Nesse setor, o farmacêutico auxilia e conduz o tratamento de pacientes com os remédios.

De maneira resumida, esse profissional organiza a farmácia dos hospitais, e são responsáveis pelo armazenamento, controle e distribuição correta dos medicamentos, garantindo que o uso seja totalmente seguro e racional dos remédios.

Como vimos, a atuação dos profissionais de farmácia para a sociedade é muito importante, e se você se interesse pelo assunto, saiba que poderá atuar e se especializar em uma área, contribuindo para a promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, acesse o site e confira outros conteúdos publicados no blog!

Referências Bibliográficas:

https://oncologiaabc.com.br/importancia-farmaceutico/  
https://www.4farma.com.br/single-post/2018/01/16/homenagem-ao-dia-do-farmaceutico-20-de-janeiro 
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2021/01/19/20-de-janeiro-e-o-dia-do-farmaceutico 
https://www.cbm.df.gov.br/dia-do-farmaceutico/ 
https://saude.se.gov.br/farmaceuticos-tem-papel-essencial-para-o-bom-funcionamento-do-sus/ 
https://oncologiaabc.com.br/importancia-farmaceutico/ 
https://www.tuiuti.edu.br/blog-tuiuti/o-que-faz-um-farmaceutico-em-sua-pratica-profissional#:~:text=Entre%20suas%20fun%C3%A7%C3%B5es%2C%20est%C3%A3o%3A%20orientar,alimentos%2C%20farmac%C3%AAutica%20ou%20de%20cosm%C3%A9tico.

Procure um especialista

Ver mais

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi