Como se tornar um doador de sangue

Doar sangue é um gesto de solidariedade. Afinal, o sangue doado pode ser usado para salvar a vida de quem passou por problemas de saúde complexos.

Doar sangue é um gesto de solidariedade. Afinal, o sangue doado pode ser usado para salvar a vida de quem passou por problemas de saúde complexos, como cirurgias para remover tumores e câncer.

Você já pensou em doar sangue? No texto, vamos mostrar a importância desse ato, quais são os requisitos para doar sangue e como se tornar um doador. Acompanhe!  

 

A importância de doar sangue 

Como já enfatizamos, quando doamos sangue, fornecemos uma substância vital para salvar vidas, principalmente quando a saúde de uma pessoa está comprometida.

Vale ressaltar que em alguns casos a transfusão de sangue é inevitável, situação em que é imprescindível ter uma boa reserva de sangue, que só pode ser obtida por meio de doação.

Em vários casos, uma pessoa pode precisar de sangue. Por exemplo, pessoas com doenças crônicas, anemia falciforme e que enfrentam acidentes graves necessitam de transfusões de sangue. 

 

Requisitos para doar sangue 

Existem alguns requisitos que devem ser observados pela pessoa que quer se tornar um doador de sangue. Veja quais são:  

  • O doador de sangue deve ter entre 16 e 69 anos. Além disso, caso o doador seja menor de idade, é necessário autorização do responsável. Além disso, as pessoas que possuem entre 60 e 69 anos só podem ser doadoras de sangue caso já tenham feito isso de forma frequente; 
  • Somente pessoas que possuem acima de 50 kg podem doar sangue; 
  • Para doar sangue, uma pessoa deve estar bem alimentada; 
  • É necessário que a pessoa doadora de sangue tenha uma boa noite de sono, dormindo pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; 
  • É obrigatório apresentar documento de identificação com foto para doar sangue, como RG, carteira de trabalho, CNH, passaporte etc. 

 

 Veja como se tornar um doador de sangue 

Faça o registro de doador de sangue: o primeiro passo é realizar o registro de doador de sangue em um órgão competente. No caso, temos os hemocentros, que são instituições responsáveis pela coleta e distribuição do sangue doado. Para o registro de doador de sangue, é necessário apresentar documento de identificação e informações básicas como nome completo, sexo, idade, profissão e endereço.

Passe pela triagem clínica e sorológica: para se tornar um doador de sangue é fundamental também passar pela triagem clínica e sorológica. Nessa etapa, são analisados critérios como peso, pressão arterial, temperatura e se o sangue está em condição de uso em outras pessoas.

Faça a doação de sangue: após se alimentar bem e se certificar de que está em condições de doar sangue, promova esse ato solidário em qualquer hemocentro de sua região.

Como vimos, tornar-se um doador de sangue é simples, fácil e pode salvar vidas. Agora que sabe como se tornar um doador de sangue, tome essa atitude e ajude a salvar vidas. Doar sangue é um lindo gesto de amor ao próximo.

Em nosso blog você pode encontrar outros textos incríveis sobre saúde que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua tomada de decisão e realização de tratamento. Desta forma, não deixe de conferi-lo e aproveite esta incrível oportunidade.

Referências Bibliográficas:

https://bvsms.saude.gov.br/conheca-o-passo-a-passo-da-doacao-de-sangue/ 
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue 
https://redome.inca.gov.br/doador/como-se-tornar-um-doador/ 
http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

Procure um especialista

Ver mais

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi