Os exercícios físicos são essenciais para uma vida mais ativa e saudável. Dentre as inúmeras vantagens das atividades físicas regulares, estão: melhora no humor, mais energia, noites de sono melhores, aumento da autoestima e confiança em si mesmo, menos estresse, maior controle do peso, aumento da expectativa de vida, ossos e músculos mais fortes, diminuição do risco de doenças cardíacas (por melhorar os níveis de colesterol e ajudar a controlar a pressão) e de alguns cânceres, menos dor relacionada a doenças como artrite e fibromialgia e maior equilíbrio.
Nunca é tarde demais para inserir atividades físicas na rotina, então nem idade nem forma física são impeditivos para uma vida mais ativa. O que precisa ser respeitado sempre são os limites do próprio corpo e o tipo de atividade a ser trabalhada, para que ela seja adequada para cada condição de saúde.
O ideal é praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, de preferência misturando exercícios aeróbios (que façam com que você respire mais forte durante a execução), musculares (que utilizem os músculos e os fortaleçam), de equilíbrio (como ficar em um pé só por vez, por exemplo) e alongamentos (que melhoram a flexibilidade e devem ser praticados apenas quando os músculos estiverem aquecidos).
Para inserir mais atividades na sua vida não é obrigatório frequentar uma academia, basta ter força de vontade e conversar com seu médico sobre quais exercícios são mais recomendados. Abaixo, algumas dicas de como inserir mais atividades físicas na sua rotina:
A nossa saúde precisa estar em primeiro lugar! Afinal de contas, sem ela, não conseguimos obter sucesso nas mais diversas áreas da vida...
Ler maisO Dia do Combate ao Alcoolismo, em 18 de fevereiro, é dedicado à conscientização sobre os danos provocados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólica
Ler maisO câncer de pulmão é uma das formas mais comuns e graves de câncer, afetando milhões de pessoas em todo o mundo
Ler maisO uso de protetor solar é frequentemente associado aos dias ensolarados de verão, quando a radiação UV está em níveis mais elevados.
Ler mais