15/03 - Dia do hematologista: 9 doenças mais comuns no sangue

O Dia do Hematologista é comemorado anualmente no dia 15 de março. É um dia para lembrar e homenagear todos os hematologistas que se dedicam.

O Dia do Hematologista é comemorado anualmente no dia 15 de março. É um dia para lembrar e homenagear todos os hematologistas que se dedicam ao cuidado dos pacientes.

É uma oportunidade de reconhecer o trabalho de todos os profissionais da área e agradecer o empenho de cada um.

 

O que é um Hematologista?

 

O hematologista é um profissional de saúde especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sangue e ao sistema imunológico. Estes profissionais trabalham com exames de sangue, análises de células sanguíneas e biópsias para diagnosticar e tratar doenças e outros distúrbios.

Além de diagnosticar e tratar doenças, hematologistas também se especializam em tratamentos como transfusões sanguíneas, transplantes de medula óssea e outras terapias sanguíneas. Eles podem também ajudar a controlar e monitorar as condições de saúde de pacientes que sofrem de doenças hematológicas crônicas.

São treinados para realizar exames de sangue, análises de células sanguíneas e biópsias, bem como para prescrever tratamentos apropriados para cada caso.

Assim como trabalham com outros profissionais de saúde para garantir o melhor tratamento possível para seus pacientes.

 

Leia também sobre 4 temas que são atrativos para os seus pacientes.

 

9 doenças mais comuns no sangue

 

As doenças mais comuns no sangue são normalmente divididas em dois grupos principais: doenças hematológicas e doenças relacionadas à coagulação.

As principais doenças hematológicas são:

  • Anemia
  • Leucemia
  • Linfoma
  • Mieloma Múltiplo

Os principais sintomas das doenças hematológicas incluem fadiga, suores noturnos, falta de ar, dor no peito e palidez.

Além disso, algumas doenças também podem causar sintomas como perda de peso, inchaço dos gânglios linfáticos, dor abdominal, dor de cabeça, falta de ar, tosse, febre, falta de ar e náusea.

As principais doenças relacionadas à coagulação são:

  • Hemofilia
  • Trombofilia
  • Doença de Von Willebrand
  • Síndrome de Bernard-Soulier

Os principais sintomas das doenças relacionadas à coagulação incluem sangramento anormal, hematomas, sangramento prolongado após procedimentos cirúrgicos ou lesões, sangramento nasal ou gengival, fadiga, dor de cabeça, tontura, visão embaçada e pequenos pontos vermelhos na pele.

É importante procurar ajuda médica se você tiver algum sintoma incomum ou suspeita de ter alguma doença que possa afetar o sangue. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a melhorar o prognóstico da doença e prevenir possíveis complicações.

 

Se inscreva em nosso blog para ter acesso a mais conteúdos.

 

Quais são os tipos de tratamento?

 

O tratamento de doenças do sangue depende do tipo de doença diagnosticada. As doenças hematológicas são geralmente tratadas com medicação, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.

Já o tratamento das doenças relacionadas à coagulação geralmente envolve a administração de medicamentos específicos para ajudar a prevenir e controlar o sangramento.

A importância do tratamento adequado para doenças do sangue não pode ser subestimada. O tratamento precoce e adequado pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar o prognóstico da doença.

Além disso, o tratamento adequado pode ajudar a prevenir complicações, como infecções ou problemas cardíacos. Por isso, é importante consultar um médico se você suspeitar de qualquer doença do sangue.

Caso esteja com qualquer tipo de suspeita de doenças no sangue, marque sua consulta agora mesmo.

Referências Bibliográficas:

https://www.pucsp.br/ppgh/file/3034/Hematologia.pdf

Procure um especialista

Ver mais

    Assine nossa newsletter


    Tenho interesse em:


    oi