Saúde Feminina
A disúria é uma inflamação ou infecção da uretra ou da bexiga, que provoca dor e sensação de queimação durante a micção. Sendo extremamente comum nas mulheres e podendo acometer os homens em qualquer idade, a disúria também pode ter como causa inflamação na próstata, no epidídimo, vagina, útero ou rins.
Além disso, a presença de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também estão entre as causas da disúria, bem como alergias, cálculos renais, diabetes, doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, hidrocefalia, sequela de AVC e falta de lubrificação decorrente da menopausa.
Sendo assim, a disúria é o sintoma de várias inflamações na região do trato urinário, logo seu aparecimento indica a existência de outro quadro.
Continue a leitura para saber mais.
Claro que, apenas a ardência ao urinar não é o suficiente para o médico fechar o diagnóstico. É necessário também avaliar o histórico clínico do paciente, onde é considerado: histórico de infecções urinárias, outras doenças prévias relacionadas ao trato urinário e estado imunocomprometido.
A partir de uma avaliação meticulosa sobre a queixa de disúria, o médico urologista irá investigar o que está causando este sintoma. Como vimos, a disúria indica a existência de alguma doença ou infecção no trato urinário.
Vejamos a seguir algumas das doenças mais comuns e seus sintomas:
Provoca aumento da frequência urinária, dores vesicais, urina com sangue e mau cheiro.
Próstata inchada e dolorida, pode estar ligada a histórico de sintomas obstrutivos.
Apresenta corrimento visível, relacionada ao histórico de relação sexual desprotegida.
Presente no período pós-menopausa, provoca secreção vaginal, atrofia das dobras labiais e contração involuntária dos músculos pélvicos durante o ato sexual.
A presença de câncer na bexiga, próstata ou uretra provoca infecções como a disúria e coloração vermelha e/ou marrom na urina.
A partir da investigação e do diagnóstico, consegue-se entender as causas que levaram ao aparecimento da disúria que, como ficou claro até aqui, é um sintoma que indica a presença de uma doença ou infecção.
Portanto, o tratamento prescrito pelo médico irá tratar aquilo que causou a disúria, entre outros sintomas. Por exemplo, no caso de uma infecção, serão receitados antibióticos para o tratamento adequado.
Apesar disso, alguns hábitos contribuirão para a prevenção de muitas das infecções e doenças que provocam a disúria, tais como:
Fique atento aos sintomas. Diante de qualquer desconforto ao urinar, procure um médico especialista. Lembre-se de que quanto antes o diagnóstico for feito, mais cedo inicia-se o tratamento, reduzindo as chances de a doença evoluir para quadros mais graves.
Para mais conteúdos como esse, continue navegando pelo nosso blog.
Busque um médico