Alimentação Saudável
Com uma rotina cada vez mais corrida, o consumo de alimentos mudou em todo o mundo. Em nome da praticidade, optamos cada vez mais por opções poucos saudáveis. São os alimentos processados, ricos em gordura e pobres em nutrientes que, apesar de parecerem satisfazer, colocam a nossa saúde em risco.
Porém, isso não é novidade. É senso comum que a alimentação é o pilar principal para nossa saúde física e mental. Então, por que seguimos escolhendo opções menos saudáveis?
Como já falado, os dias andam cada vez mais corridos. A tecnologia trouxe maravilhas para a vida moderna, mas também aumentou o senso de urgência em todos os âmbitos dela. No trabalho, em casa ou entre amigos, os compromissos são muitos e passam na velocidade da luz. Em troca de dar conta desse novo padrão, acabamos sacrificando momentos importantes, inclusive, nossa própria alimentação.
Como consequência direta do item anterior, vivemos uma epidemia de ansiedade, que colocou o Brasil no primeiro lugar do ranking mundial, segundo a OMS. Para descontar a falta de controle que temos no que nos cerca, descontamos na comida: aquele prato de brigadeiro, o hambúrguer do aplicativo… Uma alimentação rica em gordura e açúcar, mas que traz felicidade instantânea. O outro lado da moeda é que esse bem-estar passa rápido e vicia. O resultado? Você volta a atacar a geladeira para se satisfazer de novo e de novo e de novo.
Qual foi a última vez que você almoçou sem olhar para o celular? Ou com a TV desligada? Comer sem prestar atenção na comida inibe a sensação de saciedade. Nossa atenção fica focada em outra atividade e se distrai do realmente importa: entender o processo de ingestão do alimento, sentir o sabor, os aromas, a consistência.
Mas não estamos aqui só para apontar os culpados. Nós queremos te dar a solução! Mais do que falar quais alimentos priorizar e quais evitar (que acreditamos que você já saiba), iremos enumerar algumas dicas do que você pode mudar no seu dia a dia para tornar a alimentação saudável uma realidade.
Separe um dia da semana para montar seu cardápio, selecionar quais alimentos comprar, preparar a comida ou deixá-la semi pronta para quando quiser. Assim, você sempre terá algo na geladeira para quando bater a fome.
Evite comer em outro lugar que não seja a mesa e tente não fazer outra atividade enquanto se delicia com seu prato. Reserve um horário do seu dia e aproveite para relaxar. Vale usar uma louça bonita, colocar uma música… O importante é tornar o momento especial.
Comer é tão bom que é uma ofensa relegá-lo a um fast food engolido em poucos minutos. Trate a refeição como um ritual, algo que cuida do seu bem-estar, que é compartilhado com os amigos e traz tranquilidade para os dias corridos. Você merece!
https://obha.fiocruz.br/?p=578
https://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=297
FA-349-23 – JUNHO/2020
Busque um médico