Ansiedade

Sinais de ansiedade que você deve ficar de olho

A princípio, a ansiedade é um transtorno que pode afetar a vida de um indivíduo em vários quesitos devido a preocupações e medos exagerados.

A princípio, a ansiedade é um transtorno que pode afetar a vida de um indivíduo em vários quesitos devido a preocupações e medos exagerados, inclusive em questões do dia a dia sem haver algum motivo óbvio.  

Em alguns casos, a preocupação é irreal ou não é necessária quando comparada a situação, mas, devido a estes fatores que se tornam impossíveis de ignorar, muitas pessoas limitam as suas vidas a esse estado de pânico e medo.  

Além disso, a ansiedade pode ser tornar uma grande vilã, já que em alguns momentos ela consegue dominar os pensamentos, assim, afetando o funcionamento diário da vida de um indivíduo, como, no trabalho, escola, relacionamentos, entre outros.

Pensando nisso, preparamos esse post com os sinais de ansiedade que precisam de uma maior preocupação e atenção. Confira! 

 Quais os sintomas que mais afetam a vida de uma pessoa? 

Geralmente, os sintomas de ansiedade, podem variar de acordo com o nível do transtorno, e de pessoa para pessoa, mas, existem alguns que são comuns, como, por exemplo, fadiga, tensão muscular, mudanças de humor e vários outros.

Entretanto, alguns especialistas aconselham a ficar atento a alguns sintomas mais graves, que podem afetar drasticamente a vida de um indivíduo, confira abaixo.

– Palpitações;
– Falta de ar;
– Taquicardia;
– Transpiração excessiva;
– Aumento da pressão arterial;
– Dores de cabeça;
– Aperto no peito.

Vale lembrar que os sintomas da ansiedade, até os mais graves, podem afetar pessoas de qualquer faixa etária, até mesmo os mais velhos. Geralmente, as mulheres são mais propensas a sentir os sintomas que os homens. 

 Principais causas 

As principais causas que podem desenvolver a ansiedade, não são totalmente conhecidas, porém, existem diversos fatores que contribui para ela surgir. Alguns deles são:

– Estresse em casa, trabalho, escola ou em locais de alta pressão;
– Sofrer ou ter que lidar com abusos físicos e mentais;
– Morte de um parente próximo;
– Situações que envolvam grandes mudanças, como casamento, mudança, seja de residência ou cidade;
– Problemas financeiros ou falta de emprego;
– Relacionamentos desestabilizados com parceiro, família ou amigos.

Atualmente, no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de ansiedade. Na maioria dos casos, se iniciou na infância ou adolescência, e se desenvolveu até a vida adulta.

Em suma, não existe uma receita ou algo específico, que pode prevenir os sintomas da ansiedade, mas, existem fatores que podem ajudar a afastar e manter longe do dia a dia, como exercícios físicos, alimentação regrada, ter noites de sono tranquila, além de visitas periódicas a um especialista. 

 Conclusão 

Por fim, a ansiedade se tornou presente na vida de algumas pessoas, por mais que ela afete bastante a vida de um indivíduo, se cuidar e levar uma vida tranquila pode ajudar a mantê-la distante.  

O importante é manter a ordem e organizar a rotina, e sempre que precisar, procurar um profissional que possa auxiliar em todas as situações, além de ficar sempre atento aos sintomas prejudiciais.  

Gostou do nosso artigo? Continue conosco, visitando o nosso blog, e se desejar entre em contato com um dos nossos especialistas e agende uma consulta. 

Precisa de um médico especialista?

Busque um médico

Conteúdos similares

TDAH e Ansiedade: analisando diferenças e semelhanças

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a ansiedade são condições que podem afetar significativamente a vida cotidiana.

Leia mais
Setembro Amarelo: como sua saúde mental implica na saúde física?

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como Setembro Amarelo.

Leia mais
Setembro Amarelo: a relação entre a ansiedade e a depressão

O mês de setembro é marcado por uma campanha de conscientização fundamental para a saúde mental: o Setembro Amarelo.

Leia mais
Sintomas da ansiedade que merecem atenção

Suar frio, medo irracional, sono desregulado, tensão muscular: esses são alguns sintomas de ansiedade.

Leia mais
Conheça os tipos de ansiedade

Em geral, sabemos que a nossa saúde mental é de suma importância para uma excelente qualidade de vida.

Leia mais
Evoluindo juntos pelo bem-estar de todos