Este conteúdo faz parte da causa Saúde Feminina

Gestação

Saúde Feminina

EXAMES PERIÓDICOS: QUAIS EXAMES SÃO FUNDAMENTAIS PARA AS MULHERES?

Em razão da correria do dia a dia e a dupla ou até tripla jornada, dificilmente algumas mulheres conseguem visitar um ginecologista e realizar

Em razão da correria do dia a dia e a dupla ou até tripla jornada, dificilmente algumas mulheres conseguem visitar um ginecologista e realizar os exames de rotina de forma periódica. Quase 20% das mulheres brasileiras não possuem acompanhamento com o(a) médico(a) ginecologista.

O acompanhamento médico para a mulher é recomendado desde a menarca (primeira menstruação). Mas na fase adulta é recomendado que a mulher consulte um ginecologista ao menos uma vez por ano.

Com isso em mente, preparamos um post especial, para você ficar por dentro de quais exames toda mulher precisa fazer periodicamente para manter a saúde em dia.

Exames periódicos: Quais exames são fundamentais para as mulheres?

  1. Exames de mama

O autoexame das mamas deve estar presente na rotina diária ou semanal das mulheres, logo após o banho, realize o autoexame das mamas.

Além do autoexame, a ultrassonografia das mamas deve ser realizada sempre que recomendada pelo ginecologista. Assim como a mamografia, indicada anualmente para mulheres acima de 40 anos.

Caso a mulher tenha histórico desse câncer na família, é importante consultar o médico sobre a partir de qual idade a mamografia passa a ser indicada

  1. Papanicolau ou Colpocitologia Oncótica

Esse exame em geral, inicia após os 20 anos ou após o começo da vida sexual da mulher. Sua finalidade é detectar doenças como o HPV, câncer do colo de útero, ou outras doenças que são sexualmente transmissíveis.

  1. Exames de sangue

Os exames de sangue, por mais que sejam simples, devem ser repetidos com maior frequência, tanto em homens quanto mulheres. Sua finalidade é detectar se há algum problema com o nosso organismo, como a diabetes ou problemas na tireoide, por exemplo.

Os exames de sangue também podem ser o primeiro indicativo para diversas doenças que vão requerer exames complementares para diagnóstico, portanto, não deixe de realizá-los regularmente.

  1. Densitometria óssea:

Esse exame preventivo, em geral, deve ser incluído as mulheres a partir dos 40 anos, porque assim podem ser detectados sinais de osteoporose. Geralmente, é repetido duas vezes por ano, de acordo com o perfil e estilo de vida da paciente, dependendo da conduta e orientação médica.

  1. Exame dos olhos

Outro exame bastante importante, é chamado Fundo de olho. Sua finalidade é observar as artérias dos olhos, detectando se existe algum tipo de lesão, causada por diabetes, hipertensão ou até mesmo algum tumor na retina.

Por que é importante fazer esses exames de forma periódica?

Em primeiro lugar, a principal finalidade desses exames é prevenir doenças, ou realizar o diagnóstico de maneira precoce. Desta forma, existe a possibilidade de detectar doenças e tratá-las o quanto antes.

Com esses exames em dia, o especialista consegue avaliar a paciente e aconselhar de forma preventiva, medidas que devem ser tomadas, como por exemplo: mudança de hábitos, se exercitar, alimentação, entre outras para garantir uma vida com mais saúde e qualidade.

Conclusão:

Em síntese, conseguimos perceber o quanto é importante realizar sempre esse checkup feminino. Manter esses exames sempre atualizados, nos ajudam a manter a saúde em dia e tratar as doenças da melhor forma possível.

Por mais que o dia a dia seja corrido, não deixe de procurar um bom especialista, que lhe auxilie nesse processo. Quando o assunto é saúde, não podemos deixar de lado e nem ficar adiando.

Restou alguma dúvida? Consulte outras notícias sobre saúde feminina no nosso Blog, clicando aqui!

Precisa de um médico especialista?

Busque um médico

Conteúdos similares

Quais principais tipos de câncer em homens e mulheres?

O câncer é uma das doenças mais desafiadoras enfrentadas pela medicina moderna e impacta milhões de pessoas ao redor do mundo

Leia mais
Como evitar a disúria no verão?

A disúria é um termo médico usado para descrever dor ou ardência ao urinar. Geralmente, é um sintoma de infecções do trato urinário (ITU)

Leia mais
Gestação e estrias: como evitar e tratar o problema

Durante a gestação, as estrias são uma preocupação para muitas futuras mamães. Isso acontece porque, com o crescimento do bebê, a pele é esticada.

Leia mais
Câncer de colo de útero: como detectar os primeiros sinais e a importância dos exames anuais

O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil, principalmente devido ao diagnóstico tardio.

Leia mais
HPV: o que é, tratamento e principais sintomas

O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é uma infecção viral comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Leia mais
Evoluindo juntos pelo bem-estar de todos