Fibrose Pulmonar Idiopática

FPI: QUAIS OS TRATAMENTOS DISPONÍVEIS?

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é um estado pulmonar que dificulta a capacidade respiratória de uma pessoa podendo levá-la a óbito.

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é um estado pulmonar que dificulta a capacidade respiratória de uma pessoa podendo levá-la a óbito. A capacidade do pulmão de levar oxigênio para o sangue é afetada com essa doença. É uma doença rara que atinge cerca de 14 a 43 entre 10.000 pessoas no mundo.

Ainda, a ciência não conseguiu descobrir quais são as causas da FPI. No entanto, suspeita-se que a doença ocorra por uma mistura genética da própria pessoa. Ou ainda, por ter inalado durante muito tempo substâncias prejudiciais para o pulmão. Estudos apontam que a FPI é um tipo de envelhecimento precoce dos pulmões.

Muitos pacientes que convivem com a FPI são ex-fumantes, porém, não se sabe ao certo se o cigarro é uma causa direta da FPI. Pessoas que trabalharam em profissões, principalmente, da área da metalúrgica, demonstram grandes riscos de desenvolverem FPI por inalarem substâncias químicas.

Sendo mais comum em homens com mais de 50 anos de idade, a FPI, ou Fibrose Pulmonar Idiopática, é uma doença que piora com o passar do tempo. Em alguns pacientes, a doença avança muito rápido e outros se mantêm relativamente saudáveis durante tempo significativo.

A FPI é uma doença mortal, e o tempo de vida restante do paciente depende de diversos fatores como – idade, estágio da doença e tratamento. Vale lembrar que a FPI é uma doença que ainda não se descobriu a cura. No entanto, existem tratamentos capazes de conter o avanço da doença e que ajudam no controle dos sintomas com eficiência. Confira a seguir, os tratamentos disponíveis para a FPI.

Medicamentos antifibróticos:

Esses medicamentos auxiliam na redução da inflamação pulmonar e retardam a cicatrização dos pulmões. Isso aumenta a expectativa de vida do paciente, e ainda, a sua independência para continuar vivendo com qualidade de vida.

Reabilitação pulmonar


A reabilitação pulmonar ajuda no controle dos sintomas da FPI no dia-a-dia. E assim, o paciente mantém-se ativo nas suas atividades diárias. É um conjunto de exercícios e treinamentos para que se consiga fazer o melhor uso do pulmão, potencializando sua capacidade.

Oxigenoterapia:

À medida que se recebe maior oxigenação no corpo, a sensação de falta de ar diminui. Porém, a oxigenoterapia é acompanhada de um tanque de ar, o que torna a movimentação do paciente limitada. A longo prazo, a oxigenoterapia pode ser uma necessidade em boa parte dos casos.

Medicamentos supressores da tosse

Paciente com FPI, normalmente, apresentam como sintoma uma tosse seca, causando cansaço e aborrecimentos no paciente. Caso haja tosse, há uma grande variedade de medicamentos, chamados supressores de tosse, que auxiliam e reduzem a frequência dessa tosse desagradável.

Transplante de pulmão

O transplante de pulmão é também pode ser uma opção de tratamento para a FPI, entretanto, não são todos os pacientes que são compatíveis com o transplante. A melhor opção de tratamento para cada caso de paciente sempre deve ser definida por um médico especialista.

Para saber mais informações importantes sobre Fibrose Pulmonar Idiopática, leia outros artigos do nosso blog.

Precisa de um médico especialista?

Busque um médico

Conteúdos similares

COMO IDENTIFICAR A FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA?

A Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) é uma pneumonia intersticial crônica fibrosante, que gera lesão e cicatrização do tecido pulmonar.

Leia mais
FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ENTENDA O QUE É E COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO

Considerada uma doença rara que pode causar cicatrizes no pulmão dificultando a respiração

Leia mais
Evoluindo juntos pelo bem-estar de todos