Bem-estar
Essa relação é tão boa para nós, humanos, que até a ciência comprova. Existe uma série de estudos indicando os impactos positivos dos animais de estimação na qualidade de vida dos donos. Eles são capazes de aumentar a nossa felicidade, diminuir o estresse e contribuir positivamente em tratamentos físicos e psíquicos.
Podemos dizer que há um verdadeiro poder de cura nos animais de estimação. A prova disso é que alguns hospitais permitem a entrada deles para acompanhar o tratamento dos pacientes. Em alguns casos, essa visita é fundamental para garantir a melhora de quem enfrenta um diagnóstico.
No caso das crianças e idosos, os benefícios são ainda mais visíveis. Os animais ajudam no desenvolvimento dos pequenos e, por serem ótimas companhias, proporcionam um envelhecimento tranquilo e saudável aos mais velhos.
Já deu para notar as inúmeras vantagens de se ter um animal de estimação, né? Quer saber mais? Veja os detalhes dos principais motivos para se ter um bichinho em casa:
Para muita gente, essa é a maior vantagem dos animais de estimação. Não há solidão quando se tem um companheiro como esse em casa. Gatos e cachorros são ótimas companhias para todas as horas. Eles amenizam a tristeza, aumentam a felicidade e preenchem o momento com amor e carinho. Pensando em pacientes com depressão ou outras doenças que levam ao isolamento, os bichinhos são as melhores companhias para amenizar o sofrimento.
Não é novidade que gatos, cachorros e outros animais domésticos deixam o ambiente mais alegre. De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, eles ainda são capazes de combater o estresse. O estudo testou níveis de tensão de indivíduos nas seguintes situações: sozinhos, com seu pet, com seu parceiro e com o pet e o parceiro juntos. O momento de maior tranquilidade foi aquele apenas com o animal.
Cachorros precisam sair para passear e gastar energia, principalmente quando vivem em apartamentos. Além de ser um momento de diversão para o pet, é uma ótima oportunidade para o dono entrar em forma e melhorar o condicionamento físico. Inclusive, dados do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos apontam que pessoas que saem diariamente para caminhar com o cachorro são menos propensas à obesidade quando comparadas com alguém que não tem um animal de estimação.
Para quem tem filhos, cães e gatos tornam-se grandes amigos dos pequenos. Mas, além de proporcionar momentos de diversão, os pets oferecem benefícios ao desenvolvimento das crianças. Acredita-se que a qualidade da relação das crianças com as outras pessoas melhoram. Um estudo da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, aponta que quem têm um vínculo forte com animais de estimação ajuda mais os outros, interage mais e aprende a dividir.
Não é só de amor que estamos falando! Pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, apontam que ter um animal em casa contribui para reduzir a pressão sanguínea, o nível de triglicérides e o colesterol. Dessa forma, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.
A companhia dos animais domésticos é uma grande aliada no combate à depressão. A convivência diária com os bichinhos diminui o sentimento de solidão, ameniza a ansiedade e a depressão. Segundo estudos, isso acontece porque as atividades realizadas com os animais de estimação ajudam o corpo a produzir hormônios que melhoram o humor e a sensação de bem-estar, como a serotonina.
Como comentamos, os animais podem contribuir com o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, ajuda a estabelecer senso de responsabilidade, pois é preciso manter uma rotina de cuidados com o animal de estimação. Isso também contribuir para melhorar a disciplina e o comprometimento com as tarefas — o que vai refletir no desempenho escolar, por exemplo.
https://www.redalyc.org/pdf/3577/357746390007.pdf
https://exame.com/casual/9-beneficios-que-bichos-de-estimacao-trazem-a-saude/
FA-599-20 – Outubro/2020
Busque um médico