Os sintomas da doença podem variar de acordo com a região onde o tumor se encontra, o que dificulta um diagnóstico durante os estágios iniciais. No entanto, o mais comum é uma massa ou inchaço no abdômen da criança, que pode causar constipação, dor e desconforto. Quando nas vértebras, pode pressionar a medula espinhal, causando instabilidade no caminhar ou dificuldade em urinar. Outros sintomas, como dispneia, broncoespasmos, febre, emagrecimento e irritabilidade, quando combinados às tumorações, também podem ser indicativos.
Seu diagnóstico é feito por meio da biópsia do tecido tumoral ou de medula óssea, e o tratamento é individualizado, variando de paciente para paciente, de acordo com o estágio e características biológicas, podendo incluir quimioterapia, cirurgia e até o transplante de medula.
Referência:
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/infantojuvenil/especificos/neuroblastoma
Busque um médico
O dia 22 de novembro é uma data importante dedicada ao combate ao câncer infantojuvenil.
Leia maisO neuroblastoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir de células imaturas do sistema nervoso simpático, geralmente em crianças pequenas.
Leia maisO neuroblastoma é um tipo de câncer que se desenvolve nas células nervosas imaturas, encontrado principalmente em crianças com menos de 5 anos.
Leia maisO neuroblastoma é um tipo de câncer raro que afeta principalmente bebês e crianças pequenas.
Leia maisO neuroblastoma é um tipo de câncer infantil raro, mas devastador, que se desenvolve a partir das células nervosas imaturas.
Leia maisO neuroblastoma é um tipo de câncer que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade.
Leia maisCarregar mais
Ver todos