A esquizofrenia é um transtorno mental complexo possui uma prevalência estimada de 1% da população geral
Leia maisA esquizofrenia é um transtorno mental que afeta a forma como a pessoa pensa, sente e percebe o mundo. Ela afeta aproximadamente 1% da população mundial e ocorre na mesma proporção em homens e mulheres, com média de idade de início entre 20 e 25 anos.
Essa condição pode impactar a rotina diária e dificultar as relações sociais e profissionais, mas é possível viver bem com o diagnóstico, tratamento adequado e o apoio certo.
Os sintomas mais comuns de uma pessoa com esquizofrenia são:
Para chegar a um diagnóstico, o médico precisa considerar se 2 ou mais sintomas persistem por no mínimo 6 meses, e se os sintomas afetam significativamente o desempenho profissional, escolar ou social.
Na fase de investigação, são feitos exames laboratoriais, exames de imagem do cérebro, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM), para descartar um tumor cerebral. O médico também pode fazer exames que descartam a presença do transtorno por uso de substâncias.
O tratamento pode incluir o uso de antipsicóticos, acompanhamento psicoterapêutico, programas de capacitação, ações de apoio na comunidade e orientação para os familiares.
Quanto antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de sucesso! Busque um médico em caso de qualquer dúvida ou suspeita.
https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/pcdt-esquizofrenia-livro-2013-1.pdf
A esquizofrenia é um transtorno mental complexo possui uma prevalência estimada de 1% da população geral
Leia maisA esquizofrenia é uma das doenças mentais mais mal compreendidas e estigmatizadas na sociedade moderna
Leia maisCarregar mais