O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil, principalmente devido ao diagnóstico tardio.
Leia maisO câncer do colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Embora nem sempre a infecção não cause doenças, algumas alterações celulares podem acontecer e evoluir para o câncer.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível, e pode ser transmitido pelo contato genital ou durante a relação sexual com penetração. O uso de preservativos durante o ato sexual, a vacinação contra o HPV e o exame citológico são algumas das maneiras mais comuns de prevenção.
O exame preventivo, conhecido como Papanicolau ou citologia cervical, é essencial para detectar lesões e realizar o diagnóstico precoce da doença.
Após um profissional de saúde coletar células do colo do útero da paciente, elas são enviadas a um laboratório para serem analisadas por um patologista especialista.
Recomenda-se que todas as mulheres sexualmente ativas, com idades entre 25 e 64 anos realizem o exame. Os dois primeiros devem ser feitos anualmente, e, caso os resultados estejam dentro dos padrões normais, pode realizá-lo novamente após três anos.
Referências:
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/colo-do-utero
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-de-colo-de-utero
https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero
Busque um médico
O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres no Brasil, principalmente devido ao diagnóstico tardio.
Leia maisCarregar mais