Bem-estar

SIGA O TRATAMENTO E TENHA MAIS QUALIDADE DE VIDA

Quando se tem alguma condição de saúde que requer um tratamento constante é muito importante que, além de tomar a medicação prescrita...

Quando se tem alguma condição de saúde que requer um tratamento constante é muito importante que, além de tomar a medicação prescrita pelo seu médico nos horários e doses corretas, haja também uma mudança no estilo de vida.

Uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares acompanham a grande parte, senão a totalidade, das recomendações para uma vida mais saudável, pois tanto podem prevenir condições mais graves como ajudam a controlar os sintomas das doenças que já existem.

Ao não seguir as recomendações médicas o maior prejudicado é o próprio paciente, que não verá os benefícios do tratamento, gastará tempo e dinheiro e provavelmente terá sua saúde e qualidade de vida diminuídas. Por isso, é muito importante conhecer a fundo as características e implicações da sua doença, assim como a forma correta de trata-la. Para isso vale conversar com o seu médico e também buscar informações em sites, livros e revistas que sejam fontes confiáveis.

Uma situação comum que pode prejudicar bastante os resultados do tratamento é esquecer de tomar a dose correta do medicamento ou toma-la depois do horário. Se essa é a sua dificuldade, veja abaixo algumas dicas para se organizar e não se esquecer mais:

  1. Faça uma lista com todos os medicamentos que precisa tomar, suas doses e horários. Depois, organize essas informações em calendários semanais e deixe em um lugar bem visível, como a porta da geladeira ou um quadro de avisos, por exemplo.
  2. Se precisa tomar muitos medicamentos diferentes, use uma caixa de medicação semanal. Assim será mais fácil de saber se já tomou o medicamento e qual precisa ser tomado.
  3. Aproveite a tecnologia. Hoje em dia há muitos aplicativos para celular específicos que ajudam a lembrar dos horários da medicação, controlam as calorias/porções ingeridas e até os exercícios físicos praticados. Se não quiser/puder baixar aplicativos, programe alarmes no horário em que deve tomar cada medicamento.
  4. Deixe seus medicamentos sempre perto de você. Sempre os leve se for sair de casa, principalmente se há a chance de ficar mais tempo fora do que o planejado.

É muito importante também que você informe seu médico sobre todos os medicamentos que toma, como é o seu estilo de vida atual, como costuma se alimentar, o que faz no seu tempo livre, etc. Lembre-se também de sempre ler a bula do medicamento (ela possui informações muito importantes) e nunca descontinue ou mude a quantidade de medicamento por conta própria. Converse com seu médico se houver reações adversas ou se você identificar alguma dificuldade para seguir o tratamento à risca.

É a sua saúde que está em jogo e com ela não se pode brincar!

Fontes:

Referências bibliográficas:

  1. World Health Organization. ADHERENCE TO LONG-TERM THERAPIES – Evidence for action, 2003. p.17-28. Disponível em <http://www.who.int/chp/knowledge/publications/adherence_Section1.pdf?ua=1>. Acesso em 26 jun. 2015.
  2. WebMD. Hypertension/high blood pressure guide. Disponível em http://www.webmd.boots.com/hypertension-high-blood-pressure/guide/taking-blood-pressure-medicine. Acesso em 29 jun. 2015.

Precisa de um médico especialista?

Busque um médico

Conteúdos similares

Quais principais tipos de câncer em homens e mulheres?

O câncer é uma das doenças mais desafiadoras enfrentadas pela medicina moderna e impacta milhões de pessoas ao redor do mundo

Leia mais
Como prevenir o câncer?

O câncer é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. No Brasil, estima-se que a cada ano sejam diagnosticados

Leia mais
O que você precisa saber antes de começar a academia

Iniciar uma rotina de treinos na academia pode ser um dos melhores investimentos na sua saúde física e mental. No entanto, é comum que muitas pessoas

Leia mais
Cuidados com a pele no verão

Com a chegada do verão, os dias ensolarados convidam a aproveitar a praia, a piscina e atividades ao ar livre

Leia mais
Doenças em retorno: o perigo da baixa cobertura vacinal

A vacinação é uma das maiores conquistas da humanidade no combate às doenças infecciosas.

Leia mais
Evoluindo juntos pelo bem-estar de todos